domingo, 16 de maio de 2010

Graça Gomes - Release




Graça Gomes é natural de Rio Branco, estado do Acre, 1968, filha de Francisco Gomes da Silva e Geílda Alves Gomes da Silva e teve sua formação musical com o pai, famoso sanfoneiro dos seringais acrianos e amazonenses dos anos 60 e 70, conhecido como Chiquinho Arigó. Com ele aprendeu suas primeiras músicas, forrós, xotes, rancheiras. Assim, começou a cantar muito cedo nas festas populares e religiosas e, logo depois, bares e shows.
Irmã de Chico Chagas, WWW.chicochagas.com.br, o talentoso músico acriano, hoje residente em Londres, mostrou uma nova música à jovem intérprete, música essa que mudou sua vida. A música amazônica entrou definitivamente na vida de Graça Gomes. Casou-se com Paulo Arantes, compositor e, juntos, iniciaram um trabalho voltado para o regional, procurando inserir suas obras num contexto universal.

Graça teve seu início de carreira igual a muitos intérpretes, bares, festivais, sempre com sucesso e ganhando vários como melhor intérprete ou música. Apresentou-se em Manaus na Festival de Música Canção da Mata com seu irmão Chico Chagas e levaram todos os prêmios. Melhor intérprete, melhor música e melhor arranjo, 1992. Festivais em Rio Branco, FAMP, ganhou melhor intérprete, revelação, apresentou-se com seus shows e como convidada em várias cidades, três CDs gravados, Apurinã – 2003 – Um Cheiro Acre no Meu canto – 2007 – MARIA – 2010 e participações em CDs de artistas amazônicos.


Em 2006 apresentou-se em São Paulo, Itaú Cultural, no Show Gente da mesma Floresta do amigo Nilson Chaves, Pará, juntamente com outros músicos amazônicos, Bado de Rondônia, Eliakin Rufino de Roraima, Zé Miguel do Amapá e Célio Cruz do Amazonas. O Itaú Cultural lançou o DVD Gente da mesma Floresta a partir desse show.
Em Porto Velho, Rondônia, de 04 a 09 de maio de 2010, participou da Mostra de Música do SESC como convidada especial e se apresentou em dois shows. No encerramento o lançamento do DVD Gente da Mesma Floresta, com todos os músicos amazônicos participantes, no Mercado Cultural, centro.
Graça Gomes foi convidada e aceitou gravar seu próximo CD em Londres, com direção musical de seu irmão, Chico Chagas, projeto que já está em andamento com composições inéditas de artistas da região norte. O projeto foi bem aceito e alguns patrocinadores locais já demonstraram interesse em investir no trabalho. Gravar um CD amazônico na Europa interpretando Nilson Chaves, Paulo Arantes, Bado, Eliakin Rufino, Zé Miguel, Célio Cruz, André Dantas e outros compositores amazônicos é a meta para o final de 2010. Blogdagrassagomes.blogspot.com/

Lançamento DVD – Porto Velho

2 comentários: